173 Marília Cláudia Martins Vieira e Couto, Paulo Campanha Santana e Esther Sanches Pitaluga E, nesse contexto, se insere a Inteligência Artificial (IA), um dos principais impulsionadores da Quarta Revolução Industrial, que vem permitindo que as máquinas tomem decisões inteligentes, aprendam com experiência e realizem tarefas que eram tradicionalmente realizadas por humanos. A IA é um campo das ciências da computação que busca desenvolver sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam a inteligência humana, tais como aprendizado, raciocínio lógico, resolução de problemas, interpretação e comunicação. Desse modo, a IA vem despertando o interesse das organizações em razão de uma de suas principais vantagens: um incremento na eficiência dos processos de trabalho. Em relação à utilização de IA no setor público, cabe mencionar o levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU), acerca do estágio de utilização da IA nas organizações que compõem a Administração Pública Federal (Brasil, 2022). De tal levantamento, é possível extrair as seguintes constatações principais: a) grande parte das instituições ainda não planejam utilizar soluções de IA em seus processos produtivos ou na disponibilização de serviços aos cidadãos, apontando como principal entrave o baixo número de colaboradores com capacitação para tanto; b) a maior parte das soluções são desenvolvidas por equipes próprias dos órgãos; e c) que o Poder Judiciário está à frente dos demais poderes na utilização de soluções de IA. Por fim, o levantamento realizado pelo TCU, as organizações pesquisadas apontaram, como principais benefícios coma utilização da IA “a automação de processos repetitivos com aumento de produtividade, a redução do tempo e custos na execução dos processos, a otimização na alocação de recursos humanos, o aumento da confiabilidade e transparência dos processos e maior tempestividade na resposta aos clientes” (Brasil, 2022). A partir dos mencionados benefícios, é certo que a IA tem potencial para revolucionar um dos processos de trabalho mais burocráticos da gestão pública e que envolvemelevados custos administrativos: o procedimento da licitação. A esse respeito, há estudos que visam identificar o custo médio administrativo de uma licitação (salário dos profissionais e tempo dedicado ao processo e infraestruturas incidentes). Um estudo realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) da Univer-
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